quarta-feira, 26 de junho de 2013

Uma questão de beleza, queratose pilar

Hoje venho falar-vos de uma coisa que me aflige há anos, sei que muitas de vocês também sofrem do mesmo mal, pois atinge 40% da população, mas muita gente não sabe o que é a Queratose pilar.


A Queratose Pilar


A queratose pilar é uma característica da pele caracterizada pelo surgimento de "bolinhas" avermelhadas ou esbranquiçadas ligeiramente endurecidas na pele, que atinge especialmente os braços, as pernas e os glúteos, mas que pode afetar todo o corpo.


A queratose pilar é causada pelo excesso de produção de queratina pela pele, e se não tratada evolui para lesões com aspeto de borbulhas que podem inflamar deixando manchas escuras na pele. É uma condição genética que embora benigna, pode gerar problemas estéticos.
As pessoas que têm doenças alérgicas como asma ou rinite têm maiores chances de desenvolver a queratose pilar. Que é o meu caso. Sempre invejei a pele da minha irmã lisinha como a de um bebé e a minha sempre com manchas e bolinhas vermelhas nos braços e pernas, que só na praia é que disfarçam. Nunca soube o que era, mas agora tenho um nome para esta característica da minha pele. que me chateia e muito, por uma questão estética é certo, mas chateia, pronto. E pior ainda depois da gravidez agravou.


Na minha opinião, o maior problema com a Queratose Pilar é que ela mexe com a nossa autoestima.


 

Tratamento para queratose pilar


No tratamento da queratose pilar recomenda-se o uso de cremes regeneradores e hidratantes à base de ureia, ácido glicólico ou ácido salicílico.

Algumas pessoas podem beneficiar da microdermoabrasão realizadas em consultório médico, cerca de 1 ou 2 vezes por mês. Também se pode fazer banhos de aveia uma vez por semana. De ressaltar que a queratose pilar não tem cura, mas pode melhorar.

 
 




 
Alguma de vocês tem queratose pilar? 
 
 

 


 

 

 

6 comentários:

  1. Esses três princípios activos são sobretudo regeneradores. Tendo em conta que a ureia é regeneradora e hidratante. Eles funcionam bem porque são regeneradores com actividade queratolitica é o caso do ácido salicilico.
    É preciso ter cuidado com o que se diz!

    We Agree to Disagree
    ***

    ResponderEliminar
  2. lá em casa ninguém tem, nem conhecia.

    ResponderEliminar
  3. Só que tem queratose sabe como é... meus braços tmb são cheios de bolinhas.
    Eu tenho desde de criança; depois dos 18 anos piorou e, então, fui ao dermatologista q me passou
    um creme de ureia e ac. salicilico (q não funcionou).Agora uso a pomada dermosalic q tem me ajudado bastante
    e anoite um creme manipulado de acido retinoico.Uso creme de uréia, quando não tem uso um nutritivo e óleo de amêndoas.
    Só n podemos desanimar, pois o tratamento tem q ter persistência.

    ResponderEliminar
  4. Tenho, descobri há pouco tempo do que se tratava e me frustra pq acreditava ser acne e muitas vezes a aparência é tão feia quanto. tenho na virilha tb e isso agravou em função dos pêlos. Tive um tumor justamente que afeta foliculos e é bem raro. Já removi, juntamente com os nodulos que surgiram da metastase. Ainda sim, nenhum dermatologista foi capaz de identificar o problema de fato ou de passar algum tratamento eficaz.
    Alguém tem sugestões? Uso de hidratante comum parece piorar o problema pois entope os poros, ou é só impressão?
    Abs,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho desde adolescência,nos braços e nas costas,nem sabia o nome,realmente incomoda esteticamente,quanto aos cremes nunca usei mas vou tentar,obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
  6. Tirem gluten da dieta e verão melhoras!

    ResponderEliminar

Hello, deixem a vossa opinião. Obrigada.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails