segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Hoje apetece-me e não é pouco...




O chocolate é alvo de muitas histórias e de alguns mitos que passam de geração em geração. São repetidos vezes sem conta, de pais para filhos, de avós para netos, entre colegas de escola e trabalho ou em muitas outras situações.

A verdade é que o chocolate é um alimento nutritivo. Há quem afirme que causa problemas gastrointestinais, isto só acontece se for consumido em excesso, tal como qualquer outro alimento. A regra aplica-se a todos, comer sim mas com moderação.

A acusação de ser uma causa da acne, é outro dos mitos atribuídos ao chocolate, mas na verdade o cacau ou o chocolate não são a sua causa, quanto muito potenciam sim o seu aparecimento.

Já o mito de que o chocolate é afrodisíaco tem algo de verdade. O triptofano existente no cacau, matéria-prima básica do chocolate, aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor, ligada à sensação de prazer, tendo por isso um efeito positivo na melhoria do bem-estar geral, contribuindo portanto para essa agradável sensação.

Assim, saboreie o seu quadrado de chocolate sem culpas e remorsos. Reflita somente que, o consumo como alimento, de cada pessoa, tem a ver com o seu tipo de vida ou de actividade física, para além das características metabólicas individuais. 

Info: Achoc


Sobre a Achoc
A ACHOC é uma Associação sem fins lucrativos que congrega os produtores de chocolates e de outros produtos a partir do cacau, bem como o de outros alimentos edulcorados incluindo confeitaria, e que os comercializem directamente ou por intermédio de terceiros no território português. A nível nacional a ACHOC integra e participa na acção da FIPA, federação da indústria dos produtos alimentares. A nível internacional integra a CAOBISCO, federação europeia que congrega a indústria das bolachas, do chocolate e confeitaria.

4 comentários:

Hello, deixem a vossa opinião. Obrigada.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails